OVINOS MOUTON VENDÉEN - A RAÇA

 

Origem e Contexto

A origem da raça de ovinos Vendéen remonta ao século XII, na zona de Bas-Poitou, em França. Mais tarde, no século XVII, estes animais locais foram cruzados com a raça de ovinos importada da região da Flandres. No final do século XIX procedeu-se ao cruzamento com a raça  inglesa Southdown, instalando-se definitivamente a raça na zona de Vendéen, em França.

 

Em 1967 foi criada a associação francesa de criadores de ovinos Vendéen. Em 2015, pela primeira vez, foram importados animais desta raça para Portugal sendo para nós um motivo de orgulho fazermos parte dessa iniciativa.

 

Características Mouton Vendéen – Qualidades Produtivas

 

Esta raça caracteriza-se por um conjunto de qualidades fundamentais de entre as quais se destacam a rusticidade, o longo ciclo reprodutivo, a elevada prolificidade e o elevado potencial de crescimento.

 

Os ovinos Mouton Vendéen apresentam elevados índices de rusticidade, demonstrando uma adaptação a rigorosos  verões e a invernos com grande pluviosidade. Demonstram ainda que podem ser criados em regime extensivo ou intensivo.

 

A ovelha Mouton Vendéen tem um ciclo reprodutivo bastante longo, o que permite a obtenção de partos durante quase todo o ano. Aliado a esta característica, também se verifica uma elevada precocidade sexual.

 

A raça Mouton Vendéen pode atingir elevados índices de prolificidade, havendo registos na ordem dos 190%. Estes valores são associados a um excelente instinto maternal e uma muito boa capacidade leiteira, o que permite a que 80% das crias nascidas em parto duplo sejam criados pelas mães.

 

As qualidades de carne da raça são reconhecidas, apresentando um bom potencial de crescimento tanto em raça pura como em cruzamento, o que se pode traduzir em pesos acima de 35/40 Kg aos 100/120 dias e, em excelentes conformações de carcaças para o talho. Esta característica faz do carneiro Mouton Vendéen uma excelente opção para o cruzamento terminal.

 

Os pesos dos animais adultos variam entre 110 e 150 Kg nos machos e 70 a 80 Kg nas fêmeas.

 

Pelo que foi exposto, os ovinos Mouton Vendéen apresentam-se como uma raça completa e polivalente, ideal para criação em linha pura ou para cruzamento industrial.

 

MOUTON VENDÉEN - UMA RAÇA DE CARNE DE EXCEPÇÃO

 

 

 

fonte: site da Associação Francesa de Criadores de Ovinos Mouton Vendéen (04/12/2015)

OVINOS MOUTON VENDÉEN - A NOSSA EXPLORAÇÃO

 

Mouton Vendéen - Uma raça de carne de excepção

Iniciámos a criação e selecção de ovinos Mouton Vendéen em Maio de 2015 com a importação de França de dezoito fémeas e um macho, com idades compreendidas entre os seis e os oito meses. No mesmo transporte vieram mais trinta e cinco animais da mesma raça pertencentes a mais três criadores. Foi a primeira vez que se importaram animais desta raça para Portugal.

 

Com um regime de maneio extensivo e semi-extensivo, o nosso objectivo é o de produzir animais rústicos que, associado a um elevado valor genético, à nossa selecção e cuidado tratamento, permite fornecer aos nossos clientes, animais indicados para iniciar a produção em linha pura, melhorar os rebanhos tradicionais e/ou obter cruzamentos industriais.

 

Com vista a ir de encontro às necessidades de alguns clientes, também são produzidos ovinos obtidos do cruzamento entre machos puros e ovelhas cruzadas, selecionadas do rebanho de carne.

OVINOS MOUTON VENDÉEN - ANIMAIS PARA VENDA

 

Mouton Vendéen - Uma raça de carne de excepção

 

Nesta secção poderá consultar quais os animais que estão disponíveis para venda actualmente. Entre em contacto connosco e obtenha mais informações sobre estes animais e/ou futuras disponibilidades.

 

MACHOS:

                         

 - De momento não existem machos para venda.

 

 

FÊMEAS:

 

 - De momento não existem fêmeas para venda.

HERDADE DA COMENDA GRANDE